Como criar conteúdo que gere engajamento

O grande desafio para quem trabalha com comunicação política é conseguir escrever um conteúdo que gere engajamento e desperte o interesse das pessoas. Aqui você já aprendeu aqui como escolher seu público-alvo e a importância de construir a sua reputação no mundo digital. Agora o Solidariedade Rio de Janeiro vai ensinar a você como criar conteúdo que desperte o interesse das pessoas.

Como já mostramos anteriormente, sua candidatura passa pela criação de sua reputação e a sua marca. Muitos eleitos querem ser reconhecidos pelo eleitor como um representante da área da saúde, ou defensor dos animais ou ligado a segurança pública ou mesmo especialista em tributação. O ponto central é criar sua reputação na área escolhida, como já mostramos aqui. Seja qual for a marca desejada pelo político, o seu conteúdo vai ajudá-lo na percepção do seu eleitorado. WhatsApp Image 2019-09-10 at 16.05.31

A preocupação com o material de qualidade é fundamental, uma vez que é por meio dos seus textos que o eleitor chegará até você e criará um elo. Utilizando a produção de um material de qualidade, seja por meio de redação de artigos ou textos opinativos sobre algum tema ou com vídeos diversos, um político consegue atingir os objetivos na sua estratégia.

 

1 – AGREGUE VALOR

Tenha em mente que o seu público-alvo espera sempre algo de você. Ele precisa ser educado e informado.  Com material de qualidade sendo publicado, o político consegue explicar para a sociedade que o elegeu qual a importância de certos projetos ou por que votar contra ou a favor de algo na Câmara, ou o que ele pode fazer estando lá.

Atrele seu trabalho e a sua imagem ao que você pode fazer pelo cidadão, agregando conhecimento e valor. Bons conteúdos tendem a ser compartilháveis nas redes sociais, apresentando o político e suas propostas para mais pessoas. WhatsApp Image 2019-09-10 at 16.05.55

2 – ENTRETENHA

Nunca se esqueça que rede social é usada para entretenimento, portanto foque em conteúdos que sejam de fácil compreensão e que atraiam o público. Use um pouco de humor, crie textos que a pessoa se identifique e que atraia, chega chamando atenção para usar exemplos de algo específico do bairro, como uma loja conhecida, um morador famoso, mas foque sempre em buscar entreter minimamente o eleitor;

WhatsApp Image 2019-08-27 at 16.01.333 – SEJA PRESENTE

Um político que não possui presença nas redes sociais não é só negligente com o seu marketing, mas também com a comunicação com a população que o elegeu. Somos no Brasil mais de 150 milhões de usuários de redes sociais, seja o Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram ou qualquer outra. Mais da metade da nossa população está conectada na Internet através dessas plataformas. Isso significa que, para se comunicar adequadamente com a população, um mandato não pode ignorar as redes sociais.